Destaque

10 de Letra – Jornadas Literárias em Lisboa

Depois do Porto, 10 de letra – jornadas literárias –  chega agora à capital. Será a 19 de abril que João Manuel Ribeiro estará na cidade de Lisboa, em parceria com a SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, para mais umas jornadas literárias.

A comunicação inaugural caberá a Eduardo Sá para falar sobre “As crianças e a leitura”, a partir das 17h30.

Seguir-se-á uma mesa de conferencistas de renome e prestígio. Luísa Ducla Soares, Carlos Fiolhais e José Jorge Letria juntam-se ao anfitrião João Manuel Ribeiro, para, todos juntos, debaterem sobre “A Literatura, o Indispensável Supérfluo”. Helena Gatinho, diretora da revista Pais, fará a moderação.

“O evento surge no âmbito dos meus 10 anos de vida literária que estou a celebrar desde há um ano a esta parte com várias atividades. Entendi, por bem, que este era o momento ideal para lançar mais uma obra. Depois de, no Porto, aquando o primeiro 10 de letra, ter lançado a única revista de literatura infanto-juvenil em Portugal, A Casa do João, decidi agora surpreender o público com “Os Direitos das Crianças – Antologia Poética” ”, começa por mencionar João Manuel Ribeiro, em jeito de antecipação do evento. De referir que a obra conta com a participação de quase 20 poetas, entre portugueses, galegos e brasileiros. Destaque para Luísa Ducla Soares, Rui Zink e Pedro Teixeira Neves, para a brasileira Emiliana Carvalho e para os galegos António Garcia Teijeiro, Alfredo Ferreiro, Ramiro Torres e Suso Díaz. A ilustração da capa é da autoria do prestigiado João Vaz de Carvalho. “Não poderia estar mais satisfeito e, orgulhoso, devo confessar, por estes 12 meses de celebração intensa”, referiu o escritor, enquanto recordava que “foram meses muito ricos em trabalho e em experiências, com destaque para as Tertúlias mensais, na Livraria Velhotes”, concluiu.

E, depois destes 10 anos, o que se seguirá? – é a questão que se impõe! – “O meu futuro na escrita será o que for sendo!”.