Destaque

A Casa Grande, em galego e castelhano

 “A Casa Grande,” de João Manuel Ribeiro, acaba de ser traduzido em castelhano e em galego.

A apresentação foi este sábado, 3 de março, às 12h00 (hora local), na Biblioteca Afundación de Santiago, em Santiago de Compostela. Na sessão de lançamento, o poeta e escritor português estará na companhia do crítico literário Armando Requeixo e da editora Laura Rodríguez, da Hércules Ediciones.

A vizinha Espanha soma assim mais uma edição do autor português, cuja atividade literária conta ainda com edições na Colómbia, Itália e, em breve, na Eslovénia.

“Em A Casa Grande, João Manuel Ribeiro apresenta-nos um Manifesto de Cidadania em prosa, género pouco habitual no escritor, muito embora formalmente nos seja apresentado como se de um poema se tratasse.” (Gabriela Sotto Mayor, Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude, n.º 19).

“Este livro é um verdadeiro manifesto de cidadania. Lá dentro encontrarás temas cheios de significados, como as diferentes línguas, culturas, cores e crenças religiosas. De uma forma estimulante e criativa, claro. A partir das ilustrações de Ricardo Rodrigues, João Manuel ribeiro traça nesta “casa Grande” um caminho largo para que todos possam ser cidadãos melhores e mais atuantes. A Casa Grande do título, como já devem ter percebido, é afinal o nosso planeta. Um espaço comum, partilhado por pessoas tão diferentes, que, por isso mesmo, tem de ser respeitado também por todos, sob pena de deixar de ser um sitio habitável”. (Sérgio Almeida – JN TAG, de 01.10.2017)

João Manuel Ribeiro não esconde a satisfação que sente ao  ver o número de traduções a aumentar: “um estímulo para continuar a trabalhar e a surpreender o público com o que aquilo melhor sei fazer: escrever e viver das palavras e do mundo mágico que nelas se esconde!”

JMR começou a viagem pela escrita em 2008 com o livro de poemas  “Rondel de Rimas para Meninos e Meninas”. 10 anos após a primeira obra , no mercado existem mais de 50 títulos. Desde maio de 2017 que JMR tem vindo a promover diversas iniciativas, como forma de assinalar a curta, mas já notável e reconhecida carreira. O culminar da celebração será a 19 de abril em lisboa com a II edição de 10 de letra.