Imprensa

Fátima no coração

O Santuário de Fátima edita o livro infantil “Fátima no coração” no dia da peregrinação das Crianças, dia 10 de Junho às 17:00 na Sala de Imprensa do Santuário, é da autoria de João Manuel Ribeiro, natural de Oliveira de Azeméis. A ilustração do livro é da ilustradora Bolota. Esta é uma iniciativa integrada no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos.
Esta obra é destinada às crianças e conta a história de três amigos, a Isabel, o João e a Ana, que vão passar uma semana de férias, na companhia da avó Amélia. Esse tempo servirá para rezar e conhecer a mensagem de Fátima, por um lado, e para descansar e descobrir o lugar dos acontecimentos, por outro. Os três amigos, guiados em cada dia por uma “pista” bíblica, vão descobrir a importância e o significado de vários locais de Fátima, como a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde se encontram os restos mortais dos pastorinhos, a nova Igreja da Santíssima Trindade, entre outros.
Segundo Pedro Valinho Gomes, responsável pela edição destes volumes, o projeto responde a uma inquietação do Santuário: “Questionamo-nos frequentemente sobre como transformar a história simples de três crianças do início do último século – Lúcia, Francisco e Jacinta – que foram tocadas pela luz de Deus de forma a que os leitores de hoje, mais ou menos jovens, sintam o mesmo fascínio por essa luz que transforma as vidas. A história que o livro Fátima no coração conta é precisamente a do crescimento desse fascínio, desse maravilhamento dentro do coração de três crianças de hoje“.
No marco do centenário, o Santuário deseja oferecer às crianças e jovens de hoje pontes para o acontecimento de Fátima e para a espiritualidade que este lugar e a sua mensagem propõem.
“Estamos seguros de que Fátima se oferece como pedagogia para a alegria de Deus através das mãos maternas de Maria. É o que desejamos que este livro ajude a desvelar“, adianta ainda o teólogo, diretor do Serviço de Peregrinos do Santuário.
O autor do livro, por seu lado, afirma que “não podia estar mais honrado por conseguir lançar mais uma obra sobre um lugar tão especial para os Católicos” que não é “apenas um lugar de culto mas também de cultura e lazer. E dizer isto aos mais novos é algo que julgo que nunca se fez“.
“O que se pretende é que o público infantojuvenil se sinta convidado a explorar e a descobrir Fátima, em todas as suas dimensões. O que se propõe, no fundo, é uma visita guiada a local tão emblemático para os crentes e não só. O que se espera é que no final todos se sintam ‘cansados, mas em paz’. E nesta espécie de roteiro que o livro apresenta, nem mesmo a Procissão das velas fica esquecida. Constitui, aliás, um episódio forte da obra, fazendo recordar o 13 de maio, com milhares e milhares de pessoas a assistirem ao espetáculo de luz e recolhimento: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida“.
Este é o segundo livro lançado pelo Santuário de Fátima para um público mais jovem no âmbito do Centenário, depois de “A Missão do Francisco”, de Maria Teresa Maia Gonzalez, destinado ao publico mais jovem. Os dois projetos têm em comum a intenção de abordar os conteúdos da mensagem de Fátima numa linguagem dirigida às crianças de hoje.

Infocul, 08/06/2017