Livros

O Anjo do Pintor

de João Manuel Ribeiro / Ilustração - Elsa Lé

No Convento de Santo António de Ferreirim, em Lamego, há um conjunto de oito quadros pintados durante o ano de 1534 pelo pintor Cristóvão de Figueiredo e seus companheiros, Garcia Fernandes e Gregório Lopes. E há também um anjo, ou melhor, um esquisso de anjo, que guiou e orientou o trabalho dos pintores, os designados «Mestres de Ferreirim», e que agora, ao verem-se as pinturas e/ou ao ler-se este livro, conduz também os olhos do leitor para a interpretação possível dos acontecimentos e dos mistérios que neles se retratam.

“A narrativa deste livro reporta-se ao século XIV, quando um grande pintor português de então, Cristóvão de Figueiredo, foi chamado ao local para fazer três retábulos para a Igreja. Pintor muito requisitado, com um prazo de oito meses para a obra, chamou para trabalhar consigo dois outros colegas de renome: Garcia Fernandes e Gregório Lopes. Passou a chamar-se a este conjunto de pintores os Mestres de Ferreirim.”

Manuela Maldonado, Solta Palavra 20, Boletim do Centro de Recursos e Investigação sobre Literatura para a Infância e a Juventude, secção «Favoritos», 2013.