Destaque

João Manuel Ribeiro estreia-se na “Acento Tónico”

A editora “Acento Tónico” cuja equipa herdou a experiência e o know how da Gailivro está “ativamente à procura de novos autores, novas ideias e direções da literatura infantil e de apoio escolar” e, nesse sentido, a estreia recai sobre João Manuel Ribeiro. No passado dia 19 de maio, foram lançadas as novas obras: “Alfabeto de Adivinhas” e “Cantilenas Loucas, Orelhas Roucas”. Recorde-se que a Gailivro foi responsável por vários autores de sucesso. A coordenar a equipa destaque para o editor e também escritor Carlos Letra.

“Conhecendo eu o prestígio da equipa que alicerça esta editora, não poderia estar mais honrado por, de certo modo, ser o rosto da Acento Tónico numa fase tão crucial como o início de um novo projeto”- regozija-se João Manuel Ribeiro que ainda recentemente entrou para a coleção de autores consagrados da Porto Editora.

O poeta e autor João Manuel Ribeiro tem no currículo 10 anos dedicados aos livros e no mercado existem já mais de 50 obras. Doutor em Ciências da Educação, João Manuel Ribeiro é diretor de A Casa do João” – Revista de Literatura Infantil e Juvenil, única em Portugal, e publica textos de crítica no blogue andancasdopoeta.blogspot.com.

“Alfabeto de Adivinhas” é ilustrado por Rui Castro que nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1974 e formou-se em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no ano de 1999. Desde então trabalha regularmente em ilustração, para livros infanto-juvenis, manuais escolares, capas de livros, postais. Em 2002 e em 2004 foi selecionado para o catálogo de Ilustração Portuguesa e em 2004 para a “Bologna Ilustrators Exhibition. Este livro combina o alfabeto com as adivinhas, despertando a curiosidade dos pequenos leitores e jogando com as suas expectativas e diferentes possibilidades de interpretação. Cada uma das 26 adivinhas, sob a forma de quadra, e cuja solução começa com uma letra do alfabeto, refere-se a um objeto que a ilustração ajuda a identificar, fornecendo também pistas falsas, pondo assim à prova a atenção dos leitores. Brincar e desafiar os pequenos leitores é o propósito deste Alfabeto de Adivinhas!

Raquel Pinheiro que no currículo conta com obras de Alexandre Honrado, António Torrado, Alice Vieira, Ana Luísa Amaral, entre tantos outros é quem ilustra “Cantilenas Loucas, Orelhas Roucas”.Esta obra, editada pela Acento Tónico recria a temática e as formas da poesia tradicional, com especial acento na fonética, no ritmo e na melodia, a par do vertente lúdica da própria língua, resvalando muitas vezes para o aparente sem-sentido, que cativa, seduz e possibilita um (re)encontro feliz com a cultura e a poesia. Este é um livro para cantarolar às crianças, tanto e a tal ponto, que as suas orelhas fiquem roucas de encantamento e prazer.