Livros

A casa do João

de João Manuel Ribeiro / Ilustração - João Vaz de Carvalho

“A Casa do João” inspira-se na lengalenga com o mesmo título e nas várias personagens que a habitam: a família do João, «tão diferente nos seus modos»; a bruxa Mafalda e o «velho e fiel cão bravo, o Migalha; o rato, ratinho ratão e o gato, gatinho, gatão; o cão perdigueiro; o gato malhado da Marta «que vinha gatarrar a Casa do João»; o gato em água fria escaldado, vendido por lebre; o poeta a ladrar à lua; a arca do banzé; a menina Mariana; o gato de meia leca, e tantos outros parentes.

“A Casa do João” é uma casa comum: de João Manuel Ribeiro que escreveu os doze poemas e de João Vaz de Carvalho que (maravilhosamente) os ilustrou.

A revista norte-americana 3×3 The Magazine of Comtemporary Illustration atribuiu o “Merit Winner”ao livro “A Casa do João”. As ilustrações foram publicadas no 3×3 Picture Book Annual  No.10.

“Com seu habitual jeito de versejador de lengalengas, trava-línguas, limericks, usando frases idiomáticas da língua portuguesa que hoje se estão a perder como: um poeta a ladrar à lua, um fidalgo de meia tijela, o gato foi às filhós, o fruto proibido é o mais apetecido, entre outras, João Manuel Ribeiro começa por apresentar, no primeiro poema, uma família tradicional com pai, mãe, avô, uma filha e um gato caraterizado por traços peculiares, deixando propositadamente de fora o filho João, o protagonista.”

Manuela Maldonado , Solta Palavra 19 - Boletim do Centro de Recursos e Investigação sobre Literatura para a Infância e a Juventude, secção «Favoritos», 2013