Destaque

O senhor Péssimo é o Máximo em galego e castelhano

É mais um a atravessar as fronteiras e a juntar-se a tantos outros! “O Senhor Péssimo é o Máximo” de João Manuel Ribeiro, obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, acaba de ser editada em Espanha, pela Hércules de Ediciones.

“Tenho uma forte ligação profissional e pessoal com a Galiza e não poderia estar mais satisfeito por saber que mais um trabalho meu está agora acessível a todos quantos me queiram ler”, revela João Manuel Ribeiro.

“O que devia ser apenas uma semana de férias numa das praias da Galiza acabou por se tornar a aventura de uma família, «caçada» por uma maré negra e, pouco a pouco, transformada por um pai, de nome Péssimo, que compreendeu e ajudou a descobrir a importância das opções e atitudes de cada um para a sustentabilidade do planeta e para uma vida mais saudável” – pode ler-se na sinopse do livro que atraiu as atenções de uma das mais reputadas editoras do país vizinho, com sede na Corunha. A obra conduz-nos a uma das grandes questões do nosso tempo: a ecologia e os seus variados aspetos. O que se pretende é que como a família Péssimo, também nós sejamos o «máximo» ou Eco Guerreiros.

Além deste livro e de “Meu avô, rei de coisa pouca”, a Hércules de Ediciones editará brevemente o livro “A Casa Grande”.

Recorde-se que o autor tem já quatro livros publicados na Colômbia (“Rondel de Rimas para Meninos e Meninas”; “Poemas para Brincalhar”; “Verso a Verso  Antologia Poética”; “Versos de não sei quê  Antologia Poética”) e, em 2018, o livro “Meu avô, rei de coisa pouca”, vai ser editado em Itália e na Eslovénia, pela Tuga Edizioni e Zalozba Malinc respetivamente. Ambas as editoras adquiriram os direitos de uma das obras mais marcantes do autor.

Nascido em 1968, JMR começou a incursão pela escrita em 2008 com o “Rondel de Rimas para Meninos e Meninas” e 10 anos passados sobre o primeiro livro de poemas, nas entrelinhas já chegaram ao mercado mais de 50 obras. Ainda novembro será publicado um livro/cd (com música e interpretação de João Pereira e Nuno Brito), com direito a concertos. Mas a celebração da escrita ainda ficará marcada pelo lançamento de book trailers; encontros com o escritor e um ciclo de tertúlias de que o autor será curador, e a realização de jornadas literárias. As primeiras aconteceram a 28 de outubro na Fundação Eng.º António de Almeida no Porto e as próximas serão em Lisboa, em abril de 2018.