Sopa de Letras é uma coletânea de textos poéticos dedicados ao alfabeto onde, com recurso à personificação e de forma bem-humorada, se podem conhecer todas as letras, sem esquecer «os estranhos K, W e Y». Os poemas, tirando partido da simpatia e do gosto infantis pela ludicidade fonética, apresentam combinações semânticas e lexicais, fónicas, rítmicas e melódicas com particular utilização da rima e métrica regulares. Tomando a capa da publicação como especial exemplo, as ilustrações encontram-se à altura do desafio proposto, pela componente verbal, manifestando um potencial conceptual diversificado e enriquecedor. Com receitas de João Manuel Ribeiro, deliciosamente cozinhadas por Anabela Dias, o livro Sopa de Letras surge para ser jogado e degustado pela criança que se inicia na aventura da leitura através de uma divertida conquista do alfabeto. |
Gabriela Sotto Mayor, Casa da Leitura
http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_pl_fichaLivro&id=2180
Sobre o livro Sopa de Letras (de onde retirámos esta ilustração), diz o autor (que escreve as receitas…) João Manuel Ribeiro: “As letras do Alfabeto, vogais e consoantes, temperadas com acentos e com rimas à mistura, são os ingredientes desta Sopa de Letras para aprender a salivar por mais. Bom apetite!”
Obrigada, João. Letra pequena já provou e gostou. Por isso, vem partilhar parte da sopa com todos os gulosos pela língua portuguesa.
“Com a letra A
digo ao alfabeto:
— Cheguei cá!
Com a letra B
brinco e divirto-me:
— bê-á-bá, bá-é-bê!
Com a letra C
cresço e aprendo
como já se vê.
(…)
Com a letra U
construo a união
e faço amigos como tu!
(…)
Com a letra Z
concluo o alfabeto,
bem se vê!”
Rita Pimenta, Público (Blog Letra Pequena), janeiro 2010.