Formação

Seremos nós, tu e eu, as palavras?

Introdução à criatividade na escrita

Destinatários: Professores do 1.º, 2.º, 3.º Ciclo e do Secundário
Duração: 15h

Objetivos

Esta oficina, de introdução à criatividade na escrita, pretende valorizar a componente do saber-fazer prático ou processual, orientada para a produção dos seguintes efeitos: revisão de literatura - programas e metas de português; delinear ou consolidar procedimentos de ação ou produzir materiais de intervenção, concretos e identificados, definidos pelo conjunto de participantes como a resposta mais adequada ao aperfeiçoamento das suas intervenções educativas (materiais didáticos simultaneamente pragmáticos e lúdicos, que criem nos discentes o prazer pela análise textual e pela prática da escrita transacional e criativa); assegurar a funcionalidade (utilidade) dos produtos obtidos na Oficina, para a transformação das práticas; refletir sobre as práticas desenvolvidas; analisar resultados obtidos no trabalho autónomo e construir novos meios processuais ou técnicos.

Conteúdos 

1. As qualidades de um escritor

2. Etapas da escrita

3. Eureca: encontrei uma ideia! 

4. Personagens de papel e tinta

5. Quem conta o quê? Contar ou mostrar?

6. Uma bomba relógio: o suspense…

7. Criar uma atmosfera

Metodologia(s)

Esta oficina de formação será composta por sete sessões presenciais conjuntas (total de 15h) e por um mesmo número de horas de trabalho autónomo. Nas sessões presenciais, de cariz teórico-prático, serão analisados os programas de português e respetivas metas (relativos aos anos que os formandos lecionam) de forma a melhor enquadrar/contextualizar os conteúdos a desenvolver e será produzido trabalho conjunto de natureza reflexiva e/ou prática. Estas “sessões presenciais conjuntas” corresponderão a situações separadas no tempo para aplicação (intercalada) no terreno da(s) proposta(s) e dos materiais produzidos.  

Assim, partir-se-á de propostas de trabalho, em primeiro lugar, apresentadas pelo formador e fundadas na investigação teórica, com discussão, avaliação da pertinência e otimização em sede de formação, bem como de outras propostas de atividades e estratégias de trabalho dos diversos formandos em interação. Esta investigação e discussão crítica construtiva visam a produção de materiais pedagógicos que se mostrem motivadores, pelo seu carácter inovador, criativo e pragmático, para que possam tornar-se um precioso auxílio à transmissão dos conteúdos programáticos e ao desenvolvimento das competências essenciais, de acordo com o nível de escolaridade a que se destinem.

O produto deste trabalho conjunto será experimentado por cada formando com os seus alunos/turmas, pelo que, caberá a cada um desenvolver a apetência e espírito empreendedor que conduza à capacidade de criar também novos suportes de apoio à sua prática docente quotidiana, de forma a evitar indesejadas e perniciosas rotinas, desmotivadoras, quer para o seu desempenho, quer para os interlocutores da respetiva mensagem pedagógica. Esta contextualização (trabalho autónomo) é monitorizada a montante e a jusante pelo formador e, em certa medida, pelos restantes formandos, dado que dela o formando terá de produzir evidências, analisando e registando a sua intervenção de modo a sustentar uma reflexão consistente e fundamentada na sessão presencial conjunta imediata, onde são promovidas a discussão dos resultados obtidos e a análise dos desempenhos que se revelaram eficazes.

No final da ação cada formando fará uma reflexão crítica (trabalho individual) sobre o trabalho produzido e os seus efeitos a nível de desempenho/desenvolvimento profissional.

Toda a poesia é luminosa

Destinatários: para professores e educadores
Duração: entre 3 e 7 horas
(mais informação brevemente)

O ambiente na LIJ portuguesa – o passado, o presente e o futuro

Destinatários: para professores e educadores
Duração: 3 horas
(mais informação brevemente)

A poesia experimental portuguesa para a infância

Perspetivas e possibilidades

Destinatários: para professores e educadores
Duração: 3 horas
(mais informação brevemente)