Imprensa

E para o poeta outro modo de olhar

O título deste livro, que é uma colectânea, foi retirado do poema Outro modo de olhar, que pertence à obra Rondel de Rimas para Meninos e Meninas. A ilustração que o acompanha está reproduzida [aqui em baixo] e tem assinatura de Ana Lúcia Pinto.

O poema: “Havia em cima do muro da casa uma vaca deitada ao sol, de pernas para o luar,um melro depenado, só com uma asa,/ uma girafa com dificuldade em respirar// e um menino muito pequenino a sonhar que nada devia ser assim tão cruel:// para a vaca inventou um tropel. Para o melro, um céu, ainda que de papel,/para a girafa, uma corrente de are, para o poeta, outro modo de olhar.”

Cada dois poemas contam com imagens de ilustradores diferentes. Nesta página, mostramos parte da imagem de  Fedra Santos  criada para os poemas Bicicleta Como se te Chamasse e também parte da imagem de João Vaz de Carvalho para Amendoeira Diospiro.

Esta selecção reúne textos que João Manuel Ribeiro foi escrevendo e publicando ao longo de dez anos e é da responsabilidade da professora Sara Reis Silva, que no posfácio explica que a antologia se baseia em dez núcleos – infância; amor; avô; casa; bicicleta; animais; flores, frutos e árvores; letras e números; ciência; humor e ironia.

Diz ainda que espera que a compilação “ofereça uma visão do valor estético dessa obra singular poética que é a de João Manuel Ribeiro”. E acrescenta: “Acima de tudo, como escreve o próprio autor, que esta antologia faça acontecer ‘a junção de dois mistérios: o do poeta que os escreveu e o teu que os vais ler.” Assim seja.

Rita Pimenta, Público (P2 – Crianças, Livros), 16-09-2017.